sábado, 6 de junho de 2009

Dicas e truques para windows xp

Dicas e truques para o Windows XP
08/02/07
1.Desligamento lento do XP
Dê um passeio até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\

Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 1000 (o padrão é 20000).


2.Depois, dê uma passada em

HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\
e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 1000.


3.Se você usa o driver da Nvidia vá em Ferramentas Administrativas no Painel de Controle. Clique em Serviços e procure o serviço NVidia Driver Help. Em suas propriedades, marque-o como Manual e não como Desativado.


4.O WXP não lida muito bem com o Cache L2. Se você souber exatamente o quanto de Cache L2 seu procesador tem, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\
Procure pelo valor SecondLevelDataCache. Dê um duplo clique. Na janela que se abre marque a bolinha "Decimal" e em "Value Data" digite quantos kilobytes de Cache L2 o seu processador tem.


5.Você e eu sabemos que nennhum Windows, por mais estável que seja, libera toda a memória que era ocupada por um aplicativo quando ele é fechado. Sempre fica uma DLL esquecida na memória, o que torna praticamente impossível não ter que reiniciar o computador para o micro ficar mais leve após uma sessão mais hardcore de Office, por exemplo.
Para obrigar o WindowsXP a descarregar da memória todas as DLLs que não estão em uso, dê uma espiada em HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Explorer
Chegando lá, você vai ter que criar uma nova chave chamada AlwaysUnloadDLL. Como criar uma nova chave, você vai me perguntar. Simples, respondo eu. Clique com o botão direito do mouse na chave Explorer, aponte para Novo, depois Chave. Uma nova chave vai ser criada dentro do item Explorer (vai parecer uma pasta nova). Renomeie-a para AlwaysUnloadDLL e troque o valor Padrão para 1 invés de 0.


6.Se você tem o Office instalado, vá em Iniciar>Todos os programas>Inicializar, exclua o Office de lá, isso também melhora o boot.

Desktop offline
Se você não utiliza o Desktop offline tem como desabilitá-lo, esse recurso também compromete o desempenho.
Caminho: Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Web > Propriedades >Documentos da Web
Desabilite a caixa “Tornar esta página disponível offline”.


Assistente para limpeza da área de trabalho
É uma outra opção disponibilizada que também consome recursos, para desabilitá-la,
Caminho: Painel de Controle > Video > Área de Trabalho > Personalizar Área de Trabalho > Geral > Desabilitar “Executar o assistente para limpeza a cada 60 dias”


Melhorando o comportamento do HD
Veja se o seu disco rígido está habilitado para uma melhor performance.
Iniciar>Painel de Controle > Sistema > Gerenciador de Dispositivos > Controladores IDE/ATAPI > Canal IDE Primário (e secundário também, se for o caso) > Configurações Avançadas > Em Modo de Transferência, selecionar “DMA se disponível”.
Isso fará com que ele trabalhe mais rápido.


Iniciar e desligar mais rápido
Caminho:Iniciar > Executar e digite control userpasswords2 e clique em ok.
Na orelha Usuários, desabilite a opção “Usuários devem entrar um nome e senha para usar este computador” e clique em Aplicar.
Aparecerá uma caixa de diálogo solicitando nome de usuário e senha. Escolha o nome do usuário padrão e coloque uma senha (atenção: não deixe esta senha em branco), clique em ok.
Após isso, vá até o Painel de Controle > Contas de Usuário e clique em “Alterar o modo como usuários fazem logon ou logoff” e desabilite as opções “Use a tela de boas-vindas” e “Use a Troca Rápida de Usuário”.
Obs: Esse recurso aplica-se apenas se houver um usuário utilizando o micro, a figura que você escolheu anteriormente e que fica do lado do seu nome no menu iniciar também desaparecerá.


Agilizando a procura por outros micros na rede
Caminho: Iniciar > Executar, digite “regedit” (sem aspas), pressione OK.
Vá em HKEY_LOCAL_MACHINE/Software/Microsoft/Windows/Current Version/Explorer/RemoteComputer/NameSpace
e procure pela chave {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}. Apague-a e pronto. A visualização/navegação por outras estações da rede ficará mais rápida.


Navegue mais rápido
Tanto o Windows XP como o Windows 2000 possui um recurso (Agendador de pacotes QoS) que “reserva” 20% da banda disponível de rede e Internet para uso próprio, o que para a maioria dos usuários não é necessário. Para recuperar esses 20% de banda, siga esses passos:
Caminho: Iniciar > Executar, digite gpedit.msc e pressione ok.
Configuração do computador > Modelos Administrativos > Rede
Selecione, na janela esquerda, “Agendador de pacotes QoS”. Na janela da direita, dê duplo-clique na em “Limite de reserva de banda”.
Na aba Configuração, selecione Ativado. Na linha “Limitar % da banda”, digite 0 (zero). Clique em Aplicar, OK e saia.
Vá nas configurações da rede (Painel de Controle > Conexões de Rede), clique com o botão direito na conexão existente, selecione Propriedades. Na aba Geral, habilite o Agendador de Pacotes QoS (se já estiver habilitado, deixe como está).
Reinicie o computador.
Obs: Se houver mais de um computador em rede, é preciso seguir os passos acima para todos.


Internet Explorer abrindo mais rápido
No Windows Xp como também no Windows 2000, tem uma função que faz com que o Internet Explorer faça uma pesquisa por tarefas agendadas sempre que é aberto, isso ocasiona uma certa demora sempre que o Internet Explorer é aberto, mas tem um jeito de eliminar essa procura por tarefas agendadas editando o registro do sistema, siga esses passos:
Caminho: Iniciar>Executar>digite regedit
Procure a chave: HKEY_LOCAL_MACHINE\Software\Microsoft\Windows\Current Version\Explorer\RemoteComputer\NameSpace
Na coluna da direita procure a chave : ClassId key {D6277990-4C6A-11CF-8D87-00AA0060F5BF}
Delete essa chave sem medo. Feche o editor de registro e abra o Internet Explorer, você notará que o seu Internet Explorer abrirá muito mais rápido.


De agilidade ao Windows
Tanto o Windows XP como o Windows 2000, oferecem várias opções de ajustes para o Sistema Operacional, que, se ajustadas corretamente de acordo com o perfil de cada usuário tornará sua máquina muito mais leve e ágil, essas opções ficam em lugares escondidos para a maioria dos usuários ou quando achadas não se sabem o que significam, a Microsoft disponibiliza todas as especificações dessas funções em seu site, mas como se trata de termos muito técnicos e estão em inglês ficam de difícil compreensão.
Ai vai de um modo simplificado como você poderá fazer esses ajustes, desde que você seja o único usuário do computador, e seu PC não esteja ligado em rede, todas as opções abaixo poderão ser desabilitadas:
Alerta
Agendador de Tarefas (Se você não quer que seu PC use as tarefas agendadas, se você usa por exemplo as atualizações do Norton AV automaticamente nãodesmarque essa caixa)
Alocador Remote Procedure Call
Acesso a dispositivo de interface humana
Auxiliar NetBios TCP/IP ( por motivo de segurança)
Configuração zero sem fio
Estação de trabalho
Localizador de computadores
Logon de Rede (se seu PC não está em rede)
Mensageiro
Netmeeting Remote Desktop Sharing (por motivo de segurança)

Horário do Windows ( faz com que o horário seja atualizado quando conectado)
Registro Remoto
Servidor
Serviço de Descoberta SSDP (por motivo de segurança)
Serviço de Indexação (compromete o desempenho do HD)
Telnet (por motivo de segurança)
Troca rápida de usuário
Universal Plug and Play Device Host
Upload Manager


Software Nero acelerado
Se você utiliza o Nero para gravar seus cds, existe um truque para ele abrir mais rápido. Quando o Nero é aberto, ele mostra a mensagem "Scaning SCSI/IDE-Bus Please Wait" e normalmente você fica na espera, a causa disso é porque o Windows faz uso simultâneo do drive de CD-RW. Desativando essa função do Sistema Operacional , o Nero abrirá muito mais rápido. Veja a solução abaixo:
Caminho: Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Serviços
Ache o item IMAPI CD-Burning COM Service, clique com o botão direito do mouse e escolha propriedades, em tipo de inicialização, escolha desativar, depois clique em aplicar.
Dá próxima vez que você for utilizar o Nero ele abrirá mais rapidamente.


Menu iniciar como um raio
Para fazer com que o Menu Iniciar fique com mais velocidade você terá que fazer uma alteração na chave de seu registro.
Caminho: Iniciar>Executar>digite regedit
Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop
Ache o item MenuShowDelay na lista da direita, com dois cliques nele abrirá uma caixa, digite o valor de 100, o default do Windows é 400.
Reinicie seu PC para sentir o efeito.


Mais sobre o Menu Iniciar
Qualquer item do Menu Iniciar pode ser arrastado para o seu Desktop ou para a barra de inicialização rápida, que fica do lado do Menu Iniciar.
Veja se a desfragmentação do boot do seu Windows está habilitada
A desfragmentação nos arquivos de reinicialização do Windows torna o boot muito mais rápido, não custa nada você dar uma olhadinha e ver se ela esta ativada, para isso siga esses passos:
Iniciar>Executar> digite regedit
Procure a chave HKEY_LOCAL_MACHINE> SOFTWARE> MICROSOFT >Dfrg >clique em BootOptimizeFunction
Veja se na chave Enable tem um Y e na chave OptimizeComplete tem um YES, se tiver seu boot já está mais rápido, se por acaso a chave não estiver como acima, de dois cliques na chave Enable e digite um Y ao invés de um N.


Memória Virtual
Muita gente reclama que o Windows tem bug, ou exagera em alguma coisa, o que os usuários precisam se conscientizar é que cada instalação de um Sistema Operacional é único, cada um usa para alguma função diferente, tem algum Desktop com a mesma cara? Não, a cara dos Desktops são muito diferentes, isso vai depender da pessoa que estiver usando, a Microsoft faz um padrão, ai cada um o ajusta dependendo de suas necessidades.
Se o seu PC é moderno ou tem muita memória RAM, você poderá diminuir o tamanho da memória virtual do Windows, que é utilizada sempre que se esgota a capacidade de sua memória RAM, é um artifício muito bom encontrado pela Microsoft, mas como se trata de um artifício, o desempenho do seu micro também fica comprometido.
Dependendo da quantidade de memória RAM que você tiver instalada na sua Placa Mãe, você poderá diminuir o pagefile, que é o arquivo de memória virtual do Windows.
Pcs com 512Mb ou mais não tem necessidade de usar a memória virtual.
Caso você tenha menos que 512Mb de memória RAM instalada, um cálculo que você poderá fazer para adequar a sua memória virtual é multiplicar a sua memória RAM instalada por 1,5, no meu caso como tenho 128Mb de RAM, multiplicado por 1,5 terei um resultado de 192, defina esse valor como mínimo e máximo, isso fará com que você não tenha perda de desempenho e fragmentação.
Para você poder fazer essa alterações siga esses passos:
Iniciar>Painel de Controle>Sistema>Avançado>Desempenho>Avançado>Memória Virtual>Alterar.
Coloque o valor que você obteve com o cálculo, clique em definir e ok.
Se você notar travamentos, selecione “deixar que o Windows gerencie a memória virtual”.


Visual do XP x desempenho
A Microsoft recomenda um mínimo de 128Mb para a instalação do Windows XP, se você tem menos que isso, você poderá desabilitar vários itens do visuais do WXP para aumentar o desempenho.
Caminho: Painel de controle>Sistema>Avançado>Desempenho>Configurações>Efeitos visuais
Nesse local escolha a melhor opção para o seu Pc.


Ponto de restauração Vapt-Vupt
Crie um ponto de restauração do sistema rapidinho, copie esse Script para o seu Pc, depois disso é só clicar nele que será criado um ponto de restauração.


Restauração do Sistema
Você sabia que cada ponto de restauração que é criado abocanha muito espaço do seu HD?
Os pontos de restauração são criados automaticamente pelo Windows e também podem ser criados por você.
O espaço criado por cada ponto de restauração é igual à quantidade de pontos criados.
Mas o Sistema Operacional oferece um recurso para desocupar aquele espaço antes ocupado, oferecendo mais espaço físico para o seu HD eliminado os pontos criados mais antigos.
Siga esses passos:
Iniciar>Toddos os Programas>Acessórios>Ferramentasdo Sistema>Limpeza de Disco.
Na caixa que se abrir, escolha “Mais Opções”, em baixo prefira a opção “Restauração do Sistema” e após “Limpar”. Seguindo essa instrução todos os pontos de restauração serão eliminados, exceto o mais recente.
Elimine arquivos temporários
Muitos arquivos temporários - com a extensão .tmp - são criados na pasta c:\Windows\Temp e C:\Documents and Settings\usuário.
Você pode deletar todos eles sem medo e periodicamente.
Um bom programinha para isso é o Clean Disk Security, que você encontra aqui.


Removendo a pasta Documentos compartilhados
Tem gente que não gosta dessa pasta aparecendo se não a usa.


É possível eliminá-la, seguindo esses passos:
Iniciar>Executar> digite regedit>digite Gpedit.msc.
Em Diretivas de Grupo>Configurações do usuário>Modelos Administrativos>Componentesdo Windows>Windows Explorer>Remover Documentos de meu computador.
Escolha “ativar”.


Para quem não gosta dos balõezinhos de Aviso
Existe uma maneira de eliminar os balões do Windows se eles te chateiam.
Execute os passos abaixo e eles irão para o espaço.
Iniciar>Executar> digite regedit
Encontre a chave:
HKEY_CURRENT_USER>Software>Microsoft>Windows>Current Version>Explorer>Advanced.
Clique no menu Editar> Novo > Valor e opte por DWORD.
Entre com o texto "EnableBallonTips" e de um Enter.
Escolha para essa variável o valor 0 (zero).


Arquivo que insiste em não ser deletado
Você já deve ter passado por essa experiência, mas não se desespere e nem se irrite, o primeiro passo é reiniciar o Pc e depois tentar apagá-lo, na maioria dos casos isso já funciona, mas se mesmo assim ele ainda continuar insistindo faça isso:
Abra o Prompt de Comando e feche todos os programas que por ventura se encontrem abertos.
De um CTRL+ALT+DEL, vá ate a aba Processos e finalize o Explorer.exe, mantenha o Gerenciador de Tarefas aberto, no Prompt de Comando vá até o local onde se encontra o arquivo teimoso, digite DEL nome-do-arquivo.
Volte para o Gerenciador de Tarefas clique em arquivos e escolha a opção Executar nova Tarefa e digite Explore.exe e feche o Gerenciador de Tarefas, protinho, o chato some na hora!!!


Entradas indesejadas no Adicionar/Remover programas
Muitas vezes acontece de você desinstalar um programa e ele continuar sendo mostrado no Adicionar e Remover Programas
Se você quiser eliminá-lo siga esse processo:
Iniciar>Executar> digite regedit
Escolha HKEY_LOCAL_MACHINE>Software>Microsoft>Windows>Current Version>Uninstall
Ai você encontrará todos os programas que estão listados no seu Adicionar e Remover Programas e no meio deles certamamente estará o teimoso, é só selecioná-lo e o deletar.


Para remover o Messenger
Iniciar>Executar> digite regedit
Digite o seguinte comando: RunDll32 advpack.dll,LaunchINFSection %windir%\INF\msmsgs.inf,BLC.Remove
Importante: Se você usar o browser MSN não execute essa operação, pois ambos trabalham integrados, quando você entrar por esse navegador ele pedirá para recuperar o Messenger.


Suas unidades de Cd sumiram?
Dependendo dos programas que você tenha instalado no seu Hd como o Nero, CloneCD, CDRWin e MusicMatch JukeBox a causa para o sumiço das suas unidades de CD - CD-ROM, CD-RW, DVD - pode estar ai, devido ao fato de imcompatibilidade desses programas, o que mais comumente acontece é quando você instala o Nero juntamente com o CloneCD.
Abaixo, vão algumas dicas para resolver esse problema:
O primeiro passo é desinstalar os todos programas citados acima, e reiniciar o micro. Feito isso, instale-os outra vez sendo que comece por instalar o Nero, a cada nova instalação reinicie o micro, o problema poderá estar resolvido.
Se você tiver o Nero junto com o CDRWIN, copie o arquivo WNASPI32.DLL da pasta onde o Nero esta instalado para a pasta de instalação do CDRWIN. Abra o CDRWIN e nas configurações onde se seleciona seu driver ASPI, configure para o WNASPI32.DLL.
Reinicie e veja se surtiu efeito.
Nessa próxima dica vá até:
Iniciar>Executar> digite regedit
Procure e delete as dependências dessas chaves:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet002\Control\Class\{4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318}
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Class\{4D36E965-E325-11C E-BFC1-08002BE10318}
Reinicie o PC, e confira o resultado.
Observações: É aconselhável fazer um backup antes de mexer no registro
Não apague a chave {4D36E965-E325-11CE-BB FC1-08002BE10318} toda.


Front Page 2000 no Windows XP, conserte esse bug
Se você instalou o FrontPage 2000 junto com o Windows XP, já passou pela desagradável situação de que o FP2000, se fecha automaticamente quando ele está em operação.
Para você se ver livre desse problema siga essas instruções:
Siga até,
Iniciar>Executar> digite regedit
HKEY_LOCAL_MACHINE>Software>Microsoft>Office
No menu Editar - do regedit - escolha Permissões.
Selecione o usuário que estiver logado e marque um x nos quadradinhos Controle Total e Leitura.


Windows XP reiniciando do nada
É default do Windows dar um reboot no seu computador quando acontece uma falha de sistema.
Você pode anular esse comando desabilitando o autoreboot.
Abra o Painel de Controle>Sistema>Avançado clique em Configurações no último tópico “inicialização e recuperação”.
Desmarque a opção Reiniciar automaticamente.
Se preferir, deixe marcada a opção “Gravar um evento no log do sistema”.
Para ver porque o porque de alguma falha, digite "eventvwr" no Executar.


O Speaker da Sound Blaster Live não funciona?
Os novos drivers da Creative podem não funcionar com o Speaker situado no menu do AudioHO.
Para resolver esse problema você terá que localizar o arquivo ctsumix.exe na pasta onde foi instalado o programa da Creative, achado o referido arquivo, clique nele com o botão direito do mouse e selecione Propriedades e Compatibilidade, escolha a compatibilidade com o Windows 2000.

Arquivos .jpg salvo como .jpe
O certo é a extensão .jpg associada com arquivos jpeg.
Solucione esse problema descobrindo a seguinte chave do registro:
Iniciar>Executar> digite regedit
HKEY_CLASSES_ROOT>MIME>Database>Content Type>image>jpeg
Veja na janela da direita o nome "Extension"; ele deverá ser do tipo REG_SZ, com Data ".jpg" se não estiver assim, dê um duplo clique e corrija para .jpg


Computador ligando sozinho
Ligando o estabilizador, e antes de você ligar o botão Power, o PC já liga sozinho.
Isso pode ocorrer com algumas MOBOS ligadas a alguns tipos de fontes.
Isso pode acontecer porque as placas-mães mais modernas tem o recurso de se ligararem sozinhas quando o micro detecta atividade de rede ou modem.
Uma solução, é desabilitar esse recurso no Setup. Na seção Power Managment é preciso encontrar a opção Wake Up Events e desabilitar as funções Wake Up on LAN e Wake Up on Modem. Assim, de "Enable" passe aquelas opções para "Disable".
Backup das configurações do Gerenciador de Inicialização em dual boot
Se no seu PC estão instalados dois Sistemas Operacionais como o Windows XP e o Windows 98, o Windows XP criará um gerenciador de inicialização.
Nesse caso, se a sua unidade C:\ for formatada não importando qual versão do Windows for instalada nela, as configurações de inicialização antes criada pelo Windows XP será anulada.
Para reaver essa configuração você terá que criar um disco de Recuperação de Emergência – ERD - .
Para criar esses disquetes, siga as instruções abaixo:
Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema > Backup.
Se for a primeira vez que você estiver usando a Ferramenta de Backup pule o assistente.
Na tela inicial que aparecer clique no botão Assistente de Backup “Avançado”
Na próxima tela clique em avançar, quando o assistente perguntar do que você gostaria de fazer Backup escolha “Apenas arquivos de estado do sistema”.
Após isso é só seguir as etapas do assistente.


Quando o Windows não desliga corretamente
Clique com o botão direito do mouse no seu Desktop e escolha Propriedades, Propriedades de vídeo>Proteção de tela>Energia do monitor. Clique na opção Ativar suporte a gerenciamento avançado de energia (APM).
Para não ter que ativar o Windows XP após reinstalação
Se caso você precisar formatar e reinstalar o Windows XP, terá de ativá-lo novamente.
Esta fase poderá ser pulada com o simples backup do um arquivo WPA.DBL, que se encontra na pasta \windows\system32.
Antes de formatar, copie o arquivo para um disquete ou outro local, e após a nova instalação, copie-o novamente para a pasta \windows\system32.
Assim você não precisará ativar o Windows XP toda vez que precisar formatá-lo.


Windows reinicia quando queremos desligar
É só habilitar a função ACPI no BIOS.
ACPI é o que controla o desligamento do computador.


Windows disca sozinho para internet
Por padrão a discagem automática da rede dial-up fica habilitada no Windows.
Faça o seguinte:
Iniciar>Painel de Controle>Ferramentas Administrativas.
Dê dois cliques em Serviços. Dê dois cliques em Gerenciador de conexão de acesso remoto automático. Escolha Desativado. Clique Ok.
Isso resolverá o problema.


Altere ou troque a letra das partições do HD ou CD-Rom
Siga para:
Iniciar>Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador
Ache na coluna da esquerda Gerenciamento de Disco.
Na coluna da direita, clique com o botão direito do mouse sobre onde você quer alterar e escolha a opção Alterar letra da unidade e caminho.


Troque a localização da pasta Meus Documentos
Clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos e escolha Propriedades.
Em seguida clique em Mover, escolha o local para onde você quer mover a pasta Meus Documentos e então clique ok duas vezes.
Caso reverter esse processo, vá em Iniciar, clique com o botão direito do mouse sobre a pasta Meus Documentos, escolha Propriedades e clique em Restaurar Padrão.


Como configurar o teclado
Iniciar>Painel de Controle> Opções Regionais e de idioma> Idiomas> Detalhes> Adicionar.
Se você usa o teclado ABNT2, escolha Português (Brazil) e Português (Brasil - ABNT2). Clique Ok.
Se seu teclado é o americano padrão, escolha Inglês (Estados Unidos) e Inglês (Estados Unidos - Internacional).


Mais ordem com menos cliques
Para programas que você usa com mais freqüência o Windows XP tem uma boa opção, é só clicar com o botão direito no programa e mandar fixá-lo no Menu Iniciar.
Isso faz com que fiquem mais organizados e dá uma maior limpeza para o Desktop.


Veja o número do seu IP e que portas se encontram abertas!!!

Iniciar>Acessórios>Prompt de comando> digite ipconfig /all
Para ver quais portas estão abertas, digite netstat -a
De boot, desligue e ative o screensaver direto do seu Desktop


Inicie o Windows Explorer no C:\
Para fazer com que o Explorer abra no drive C:\ basta seguir os passos:
1 - Clique com o botão direito do mouse no ícone do Windows Explorer e em Propriedades.
2 – Preencha assim o campo Objeto:
C:\WINDOWS\EXPLORER.EXE /n,/e,c:\
E boa viagem!!!


Ponha o ícone da Área de Transferência no Desktop
Se você usa muito a área de transferência, gosta de ver seu conteúdo, capturar telas, e está sentindo falta do ícone, ele está na pasta Windows\system32\ o nome dele é Clipbrd, é só colocá-lo como um atalho no desktop e pronto.


Esqueceu sua senha de usuário?
Quando aparecer a tela Bem-Vindo depois do boot, pressione CTRL-ALT-DEL duas vezes seguidas e entre com a senha de Administrador.
Você poderá trocar a senha de usuário no Painel de Controle>Ferramentas Administrativas>Gerenciamento do Computador.
Se seu Windows for o Home Edition, para iniciar como administrador execute o Windows no modo de segurança.


Deixe seu Desktop Animado !!!
É uma dica boba, mais não deixa de ser uma dica.
Ative o Active Desktop.
Depois é só você colocar o seu gif animado, ou sei lá o que - tem que estar no formato HTML - na pasta C:\WINDOWS\WEB\Wallpaper\ e posteriormente selecioná-lo nas Propriedades de Vídeo.


Ative permissões na versão Home do Windows XP
Iniciar>Executar> digite regedit
Veja qual a pasta que você quer aplicar permissões.
Crie um nome para o compartilhamento. Clique em Avançar. Agora você já pode personalizar as permissões.


Renomeando vários arquivos de uma só vez
Você pode renomear muitos arquivos de uma vez.
Selecione os arquivos que deseja renomear clicando no primeiro e com a tecla shift pressionada aperte a tecla de seta para baixo, feito isso, clique com o botão direito do mouse em um deles para renomear.
Todos os outros arquivos serão renomeados automaticamente com o mesmo nome, e numerados em sequência.


Particionando, formatando e criando partições
Como o fdisk não está mais presente nesta nova versão do Windows, ele foi substituído por um outro que torna a tarefa de particionar, formatar, criar e alterar a letra de um disco muito mais fácil, ele pode ser acessado através do Painel de Controle>Ferramentas Administrativas > Gerenciamento do Computador>Gerenciamento de Disco, entre e fique a vontade!!!


PC mudo já era
Se você estiver a fim que seu computador comece a falar como um papagaio, existe um programa que se chama Falador – 3.8Mb – que substitui o Narrator, do Windows, a característica dele é falar tudo o que for digitado em sua janela ou na área de transferência.


Ícone do Executar no desktop ou na barra de Inicialização Rápida
Clique em Iniciar e arraste o ícone do Executar para a área de trabalho ou para a barra Inicialização Rápida.
Ele aparecerá como um ícone e com o nome E&xecutar. Você poderá renomeá-lo sem problemas pois se tratará de um atalho.
Essa dica serve também para todos os ícones do Menu Iniciar.


Executando um programa com privilégio de Administrador, sem precisar dar logoff
Existe uma maneira de executar um programa com privilégios de administrador, mesmo logado como usuário comum.
Clique com o botão direito do mouse no ícone do programa, selecione Executar como... e entre com o nome e a senha de Administrador.
A mesma prática pode ser usada para executar programas de outros usuários, sem precisar trocar logon, sendo que a senha seja conhecida.


Lixeira, Trash ou Pokemon?
Vai depender do seu gosto trocar o nome da tão popular Lixeira, se quiser, cole esse texto abaixo num editor de textos e salve-o no desktop como lixeira.reg .

Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_CLASSES_ROOT\CLSID\{645FF040-5081-101B-9F08-00AA002F954E}\ShellFolder]
"Attributes"=hex:50,01,00,20
"CallForAttributes"=dword:00000000
De dois cliques nele. O Windows vai perguntar se você deseja acionar a chave para o registro. Responda sim. Agora clique na Lixeira com o botão direito do mouse e você encontrará a opção para renomeá-la.


Como pesquisar mais de uma extensão
Você pode pesquisar mais de uma extensão de arquivo ao mesmo tempo se necessitar.
Em Pesquisar, separe as extensões com um ponto e vírgula.


Desligue ou reinicie seu micro com hora marcada
Para Desligar com hora marcada siga esses passos:
Crie um atalho qualquer no seu desktop
Edite o atalho para o seguinte destino: C:\WINDOWS\SYSTEM32\shutdown.exe -s -t 21600
Uma janela com a contagem regressiva de tempo vai e abrir e pronto
obs.: 21600 pode ser substituido ja que akivale a segundos..21600s = 6 horas
Para reiniciar com hora marcada:
Apenas substitua a linha do anterior para: C:\WINDOWS\SYSTEM32\shutdown.exe -r -t 60
Obs: se você colocar no lugar dos segundos 01... seu micro vai reiniciar de pronto quando clicar no atalho.


Cursor do mouse acionado pelo teclado
Essa opção poderá ser útil quando o mouse apresentar algum problema.
Siga os passos abaixo:
Clique no botão Iniciar>Painel de Controle>Opções de Acessibilidade>Mouse
Marque a opção Usar as teclas para mouse
Em configurações você encontrará mais opções.
Para ter acesso a esse recurso, basta pressionar o botão NumLock.
As teclas para mover o cursor do mouse são as do teclado numérico.
O número 5 equivale ao botão esquerdo do mouse.


Vendo se seu Windows está ativado
Em caso de dúvida sobre se seu Windows está mesmo ativado, digite o seguinte comando em Inicicar>Executar: oobe/msoobe /a
Windows Explorer com “Meu Computador” expandido
Comece criando um novo atalho para o Windows Explorer.
Clique neste atalho com o botão direito, selecione Propriedades.
No campo Destino, coloque a seguinte linha, apagando antes a já existente:
%SystemRoot%\explorer.exe /e, /n, ,::{20D04FE0-3AEA-1069-A2D8-08002B30309D}""

Desabilitando o Visualizador de Imagens e Fax do Windows XP
O Windows XP possui seu próprio visualizador de imagens e fax, que sempre se sobrepõe a outro qualquer que for instalado.
Para desabilitá-lo, vá em Iniciar > Executar e digite regsvr32 /u shimgvw.dll


Prompt de comando e a informação do seu sistema
No prompt de comando digite systeminfo
Você encontrará informações interessantes sobre seu sistema.


Configurações de segurança
É possível alterar várias configurações de segurança do seu Windows XP
Para isso clique em Iniciar>Executar> digite gpedit.msc
usando o programa Diretivas de Grupo. Clique em Iniciar/Executar e digite gpedit.msc.
Ai você encontrará várias opções que lhe permitirão limitar o acesso e o controle do computador.
Apenas tome cuidado para não mexer onde não deve.
De Não para todos
No Windows existe a opção “não para todos”, mas ela está escondida, para fazer com que ela funcione, aperte a tecla shift, depois clique em não, assim o Windows entenderá que você quer dar “não para todos”.
Essa dica é boa para quando você estiver executando alguma operação, e o Windows te oferece as opções “sim para todos”, “cancelar”e “não”, mas não te dá a opção “não para todos” obrigando-nos a dar vários nãos.


Windows XP bem mais leve
Clique em:
Iniciar>Painel deControle>Sistema>Avançado>Desempenho>Configurações
Chegando ai ajuste o Windows para obter um melhor desempenho, ele vai ficar com a aparência do Windows clássico para você deixar ele com aparência do Windows XP, vá em Painel de controle>Vídeo>Aparência e na opção Janelas e Botões, escolha XP.
Pronto seu Windows vai ficar menos pesado e com a mesma aparência.


Facilitando Copiar e Mover para
Quando você clica com o botão direito do mouse em um arquivo, você com essas instruções abaixo, poderá ter agora mais 2 opções: "Copiar para.." e "Mover para..".
Iniciar>Executar> digite regedit
HKEY_CLASSES_ROOT >AllFilesystemObjects>shellex > ContextMenuHandlers
Com o botão direito do mouse em ContextMenuHandlers, escolha Nova > Chave
Escreva Copiar para
Repita o processo acima mas escolha agora o nome Mover para
Altere o valor de Copiar para (Padrão) para: {C2FBB630-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}
Altere o valor de Mover para (Padrão) para: {C2FBB631-2971-11D1-A18C-00C04FD75D13}
Agora quando você clicar com o botão direito do mouse em algo ele vai te dar mais estas duas opções, uma mão na roda!!!
Obs: Essa dica é para XP (BR).


Seu XP não está trabalhando direito?
Iniciar>Acessórios>Prompt de Comando>digite: sfc /scannow
Coloque agora o CD do Windows XP, o verificador de sistema do WXP, reparará os arquivos corrompidos ou danificados.
Tenha paciência, este processo é demorado.


Se seu Windows XP não desliga corretamente
Em computadores mais modernos com gabinete ATX, o Windows aceita o desligamento do PC totalmente quando ele detecta na placa-mãe essa possibilidade, o desligamento também é aceitável em PCs que não estão configurados como ACPI.
O bom mesmo é que o seu PC esteja configurado como ACPI, então realize esse passo a passo:
Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador>Propriedades> Hardware>Gerenciador de Dispositivos
Clique duas vezes em Computador; olhe se ele está configurado como "Interface de energia e configuração avançada (ACPI).
Reinicie o micro, entre na BIOS e habilite o APM (Advanced Power Management);
O motivo principal para o shutdown – desligamento - não funcionar no Windows XP é o uso de drivers não-certificados pela Microsoft, que impedem o acionamento do Desligamento, Hibernação e o Standby, mais informações podem ser encontradas aqui
Para isso se solucionar faça isso:


Desabilite a Reinicialização Automática do Windows XP
Clique com o botão direito do mouse em Meu Computador>Propriedades>Avançado>Inicialização e Recuperação
desablite a opção Reiniciar Automaticamente em Falha do Sistema.


Desabilite o ACPI na BIOS do seu micro
Verifique o NT Apm/Legacy Interface Node no mesmo Gerenciador de dispositivos>Hardware
Para isso clique no menu Exibir do Gerenciador de Dispositivos e escolha Mostrar dispositivos ocultos, se aparecer a opção NT Apm/Legacy Interface Node, dê um clique duplo com o mouse e a habilite.


Verifique todos os drivers que não contenham assinatura digital da Microsoft.
Estes drivers normalmente são os causadores do problema que impede o desligamento do Windows XP o mais famoso causador desse problema é o Easy CD Creator
Agora clique em Iniciar>Executar> digite SIGVERIF e execute o comando.
Isso fará com que seja verificado os drivers instalados no computador e liste aqueles que não têm assinatura digital da Microsoft
com a lista em mãos, verifique qual é o periférico que o está utilizando, e procure a atualização para esse drive.
Comumente os drivers que ficam na pasta \Windows\system32\drivers são os mais críticos, então comece procurando por ai.
Verifique então o nome do arquivo e onde ele se encontra
Clique com o com o botão direito do mouse e escolha Propriedades>Versão
Verifique no campo Descrição se indica quem é o fabricante do driver e procure uma atualização para ele.
Uma maneira simples de ter certeza do drive que está causando o problema é desinstalando-o ou o desabilitando na BIOS caso ele seja onboard, ou simplesmenente desinstalando o programa, em seguida verificar se o problema foi sanado.
Se tudo correr bem, e o Windows XP desligar normalmente, você ficará sabendo qual é o causador.
Aqui está um dos principais causadores desse problema: WinOnCD ,Easy CD Creator, Sound Blaster Live, DirectCD e o Nero.
Agora, habilite tudo o que você desabilitou acima, para fazer essa operação.
Depois basta entrar no programa gráfico que você usa, e colar, indo até o menu editar e clique em colar.
O problema da associação de arquivos com programas
O Windows só permite um programa coligado com um tipo de arquivo.
Assim se você tem o PaintShop e instala o Corel Draw, os arquivos gráficos passam a só abrir o no formato do Corel.
Para voltar com a associação atual e para qualquer outra opção, siga esses passos:
Selecione o arquivo que você quer converter, encoste o mouse em “abrir com” , e clique em “escolher Programa”, escolha o programa que você quer com que ele abra e marque a opção "Usar sempre este aplicativo para abrir estes arquivos"
Da próxima vez que você clicar em um arquivo com esta extensão, automaticamente ele será aberto pelo programa que você escolheu.


Internet Explorer com novo título
Iniciar>Executar> digite regedit
Procure a chave HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Internet. Explorer\Main na janela da direita clique em Window Title com o botão direito e escolha modificar, digite ai o que você quer que apareça no título do seu Internet Explorer.


Internet Explorer esta dando pau?
Insira o cd do Windows vá em Iniciar>Executar> digite rundll32.exe setupapi,InstallHinfSection DefaultInstall 132 %windir%\Inf\ie.inf
Isso fará com que o Internet Explorer seja reinstalado.


Para remover itens antigos do MS-Config
Iniciar>Executar> digite regedit

Vá até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Shared Tools\MSConfig\startupreg
Abra a pasta startupreg você encontrará ai, a lista de pastas que aparecem no Utilitário de
Configuração do Sistema “Msconfig”.
Confira: Iniciar>Executar> digite msconfig


Faça o Internet Explorer abrir mais rápido
Clique com o botão direito no atalho do Internet Explorer, em Propriedades, na linha Objeto e após as aspas adicione o comando –nohome.
Seu Internet Explorer vai iniciar em branco e bem mais rápido.


O melhor formato para imagens: TIFF ou Bitmap?
O formato Bitmap é um dos formatos mais comuns para armazenar imagens.
Mas quando falamos de edição de fotos feitas com câmeras digitais, ou publicar na Web o padrão é o JPEG, que é um formato que oferece perda de qualidade, se você editar a imagem muitas vezes.
O formato TIFF, já não apresenta perdas de qualidade – ele preserva todos os pixels, independente de quantas vezes você edite a imagem. Mesmo escolhendo a opção de compressão do TIFF, que usa o algoritmo LZW, a imagem não apresentará perdas.
O formato Bitmap já foi muito popular, mas começou a ser deixado de lado em favor do TIFF, que possui mais qualidades.
A única razão para se usar o Bitmap era a sua aplicação como plano de fundo no Desktop, por não apresentar perda de qualidade, mas como elas não são compactadas ocupam muito espaço no HD, o que a torna inviável, se podemos usar o formato TIFF, com um tamanho menor e a qualidade semelhante.


Como configurar o Internet Explorer para ter mais do que duas sessões de downloads?
Essa dica vale para as versões do Internet Explorer 6 do Windows XP e para as versões 5, 5.01, 5.5 do Windows 2000
O Internet Explorer limita o número de downloads simultâneos, esta é uma configuração default do browser.
Para aumentar o número de conexões simultâneas que são permitidas para 10, siga esses passos:
Iniciar>Executar> digite Regedt32.exe
Localize a seguinte chave no registro:
HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Internet Valores
No menu Editar, clique em Soma Valor, e então acrescente os seguintes valores de registro:
"MaxConnectionsPer1_0Server"=Dword:0000000a
"MaxConnectionsPerServer"=Dword:0000000a
Saia do editor de registro e experimente.
Obs: Sempre quando for mexer no seu registro, faça sempre um backup!!!
Easy CD Creator Upgrade
O Easy CD Creator, nas versões 5.0x, apresenta certas incompatibilidades com o Windows XP.
Esse upgrade lançado pela Roxio corrige o problema.
O módulo DirectCD, que permite gravar em discos CD-RW como num HD - basta arrastar e soltar o arquivo- , também foi corrigido para funcionar no XP.
Obs: O software de backup TakeTwo não faz mais parte desse pacote.


Entenda o que seu micro está querendo dizer com os beeps na inicialização do PC
Infelizmente não existe um bip padrão claramente definido, cada fabricante atribue diferentes códigos de beeps, mas abaixo estão os mais comuns.


Na inicialização você deve ouvir um bip isto indica que tudo está bem, caso não escute nada você pode estar com um problema na fonte, processador ou placa-mãe.

Um bip longo e três curtos, indica que o problema é com a placa de vídeo.
Quando o micro apita intermitente, ou somente dois, três ou quatro beeps a falha é na memória.
Cinco beeps, o problema pode estar na placa-mãe.


Seu menu Iniciar mais rápido:
Navegue para HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop. Selecione MenuShowDelay na lista da direita. Lá vai estar com o valor 400, coloque 0.


Acelerando a inicialização da Restauração do Sistema:
Clique em Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas do Sistema;
Clique com o botão direito em Restauração do Sistema > Propriedades;
No campo Destino está a linha de comando que chama a Restauração do Sistema:
%SystemRoot%\System32\restore\rstrui.exe Altere-a de modo que fique assim:
%SystemRoot%\System32\restore\rstrui.exe /prefetch:1 Clique em OK para confirmar.


Acelere os programas:
A Microsoft usa a chave /prefetch:1 para acelerar a carga do Windows Media Player. Esta mesma chave pode ser utilizada para outros programas Microsoft Windows ou de terceiros.
Inclua esta chave logo após a linha de comando de carga do programa, em Propriedades => Objeto.
Ex.: Para fazer com o IE6, inclua a chave após o comando, ficando assim "C:\Arquivos de
Programas\Internet Explorer\IEXPLORE.EXE" /prefetch:1


Ajustar a prioridade de processamento:
Vá em Iniciar/Executar digite: regedit e clique em OK
Navegue até a chave
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\PriorityControl]
E modifique o valor da chave "Win32PrioritySeparation"
O valor padrão é "2" Decimal

Os valores que podem ser utilizados são:

0 = Iguala o nível de processamento entre Programas e Serviços em Background
1 = Prioriza aos Serviços em BackGround
2 = Prioriza os Programas



Rapidez de acesso a programas e arquivos.
Este truque aplica-se a qualquer versão do Windows. Através dele nos permitirá , sobretudo quando a utilização do disco rígido é muito freqüente , um acesso mais rápido a arquivos e programas.
Iniciar > Executar > regedit
Navegue até HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\FileSystem e criamos um dword
valor ( Edit/New/Dword Value) . Renomeamos com o nome de ContigFileAllocSize. Duplo-clique sobre o mesmo e digitamos o valor de 200 em hexadecimal ( 512 em decimal ).
Feche o Editor do Registro


Pastas abrindo muito rápido:
Iniciar > Executar > digite: system.ini e encontre a chave [386nh]coloque o cursor na frente da chave e de enter, abrirá uma linha, nesta linha digite:
conservativeswapfileusage=1


Liberando espaço:
O Windows reserva 12,5% do espaço livre no HD para o MFT (Master File Table). Se você tem uma quantidade muito grande de arquivos e programas no computador, a utilização do MFT é alta. Será então útil aumentar aquela porcentagem de uso para 25%. Para fazer isso encontre no HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\FileSystem. No painel da direita, adicione (se não existir) a chave com o nome NtfsMftZoneReservation dando ao REG_DWORD o valor 2. O valor 1 é interpretado pelo Windows como 12,5% (padrão de instalação) e o valor 2 como 25%.


Acelerando o boot do XP navegue no regedit até:
HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\Session Manager\Memory Management\PrefetchParameters
Altere o valor "EnablePrefetcher" para "1" ficando assim:
"EnablePrefetcher"=dword:00000001


Liberando mais poder de processamento:
Vá em INICIAR e selecione EXECUTAR... Digite o comando:
Rundll32.exe advapi32.dll,ProcessIdleTasks


Desligar mais rápido:
Dê um passeio até a chave HKEY_CURRENT_USER\Control Panel\Desktop\
Chegando lá, encontre o valor HungAppTimeout que deve estar em 5000 (padrão). Se não estiver, coloque. Por aí mesmo, procure o valor WaitToKillAppTimeout. Troque o valor para 1000 (o padrão
é 20000).

Depois, dê um passada em
HKEY_LOCAL_MACHINE\System\CurrentControlSet\Control\e troque o valor de WaitToKillServiceTimeout para 1000 também.
Pra finalizar execute o arquivo gpedit.msc vá até Modelos Administrativos, pule para Sistema e depois Perfis de Usuário. Do lado direito da tela aparece a opção Número máximo de tentativas para descarregar e atualizar perfil de usuário. Ative-o e atribua o valor 0.


Isto faz o computador ficar ligeiramente mais rápido:
Iniciar > Executar e digite: system.ini e aperte ok
Copie essa linha abaixo:
32BitDiskAccess=on
32BitFileAccess=on
DMABufferSize=64
MinSPs=16
PageBuffers=32
5. e cole embaixo da escrição [386enh]
6. não deixe espaços entra as linhas.
Reinicie o computador.


Liberando espaço no HD:
O Windows XP usa WFP (Proteção de Arquivos do Windows). Isso significa que se algum arquivo de sistema for substituído de forma não autorizada por você ou por algum programa, o Windows recupera a versão anterior do arquivo. Mas para poder fazer isso ele armazena em cache todas as.dll e outros arquivos de sistema na pasta System32/dllcache (oculto). E isto custa alguns bons megabytes no seu disco (chega a mais de 300MB). Aqui está o que pode ser feito para não perder tanto espaço: Abra uma janela de prompt e digite, sem as aspas, "sfc /cachesize=x" ondeo x é a quantidade em MB que você deseja reservar para o cache do Windows, 50MB seria um bom tamanho. Agora podemos fazer uma outra coisa: eliminar todos os arquivos armazenados no cache, que estava exageradamente grande. Para isso digite no prompt sem as aspas: "sfc /purgecache".
Você vai notar uma intensa atividade no HD. Significa que uma infinidade de arquivos do cache estão sendo deletados. Não se preocupe, se mais tarde o Windows vier a precisar de algum delese não o encontrar no cache, pedirá que você insira o CD de instalação e o encontrará no CD.


Sabe aquelas barrinhas azuis que ficam passando no processo de boot do XP? Isto vai fazer com que as mesmas passem um ou duas vezes:
1. Abra o bloco de Notas.
2. Digite "del c:\windows\prefetch\ntosboot-*.* /q" (sem as aspas, evidentemente)
3. Salve este arquivo com o nome ntosboot.bat (o nome fica seu critério) na raiz.
4. Execute o gpedit.msc
5. Vá em Configurações do Computador, e depois em Configurações do Windows. Do lado direito da tela clique no item Scripts (Inicialização/Encerramento).
6. Clique duas vezes em Desligar.
7. Na janela que se abre clique em adicionar e depois procurar.
8. Encontre e selecione o arquivo que você criou lá em cima, no caso o ntosboot.bat .
Selecione-o e dê todos os OKs que tiver que dar.
9. No menu "Iniciar, selecione "Executar" & digite "devmgmt.msc".
10. Clique duas vezes em "Controladores IDE ATA/ATAPI"
11. Clique com o botão direito em "Canal IDE primário" e selecione "Propriedades".
12. Selecione a aba "Configurações avançadas" depois, no dispositivo 0 ou 1 (aquele que não tiver o campo "Tipo de dispositivo" travado) selecione nenhum ao invés de "Detecção automática" & click "OK".
13. Clique com o botão direito em "Canal IDE secundário", selecione "Propriedades" e repita o
passo 12.
14. Reinicie o computador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário